† Mensagem De Natal do Santo Sínodo dos Bispos da Igreja Ortodoxa Autocéfala da Polônia ao Venerável Clero, aos amantes de Deus Mo...

Mensagem de Natal 2018/19

/
0 Comments


Mensagem De Natal do Santo Sínodo dos Bispos da Igreja Ortodoxa Autocéfala da Polônia ao Venerável Clero, aos amantes de Deus Monges e Monjas e a Todos os Fiéis da Santa Igreja Ortodoxa da Polônia


Cristo nasce!

Eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo (Lc 2: 10)

Com essas palavras o Anjo anunciou à terra pecadora e a seus habitantes o grande e glorioso mistério divino da vinda ao mundo do Filho de Deus, o Cristo Salvador. O anúncio do Anjo contém a verdade sobre a nossa salvação. Por que a vinda ao mundo do Salvador é a grande alegria? São João Chrisóstomo diz: “...é chegada a festa das festas e todo o universo se enche de alegria, pois o Nascimento abriu os céus, ele dissipa a escuridão e toda impureza. Por isso também o céu e a terra festejam e alegram-se, glorificando a vinda de Deus à terra.”

No Conselho da Santíssima Trindade manifesta-se o amor ao homem decaído e Deus envia o Seu Filho, para que todo aquele que n’Ele crê tenha a convicção exata sobre Deus, e através do conhecimento de Deus entre em comunhão com Ele e tenha a vida eterna (Jo. 3: 16).

Deus, que vive na luz inacessível, na noite de dezembro revelou-se ao mundo. O homem contemplou o glorioso mistério de Deus no homem, do Criador na criação, do Senhor dos céus e da terra à imagem de um servo, na humilde manjedoura em Belém. Com a Sua vinda, Deus não revela o poder e a glória, para não fazer perecer a humanidade. Deus não revelou-Se no fogo, com estrondo e trovão, para não consumir a humanidade. Ele, o Senhor dos céus e da terra, revelou-se como um recém-nascido na humilde gruta em Belém. Ele, o Recém-Nascido, veio para realizar aquilo para o que os Anjos desejam bem atentar (I Ped. 1: 12), ou seja, para realizar a grande obra da restauração da natureza humana pela redenção. Cristo, sendo a imagem de Deus, aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, [...] humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz (Filip. 2: 7-8).

Irmãos e Irmãs! Na vinda à terra do Cristo Salvador foi traçada a verdade da Revelação Divina. O Salvador disse: “Eu lhes fiz conhecer o Teu nome e lho farei conhecer mais” (Jo. 17: 26). Isso significa que nós, povo da fé, possuímos conhecimento de Deus por Jesus Cristo. Por isso também, rejubilando-nos na noite do Divino Nascimento, a Ele rendemos glória e ação de graças. Sabendo de tudo isso, e tendo a Luz da razão de Cristo, com toda nossa alma absorvemos a vinda de Deus.

Irmãos e Irmãs! O tempo corre, muitas coisas mudam na vida, mas Cristo permanece imutável. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente (Heb. 13: 8). Ele é o mesmo no amor e na misericórdia para com o gênero humano. Pare Ele dirigem-se incessantemente milhões de corações humanos. Assim será até o fim do mundo. Ele recebe a todos: Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei […] e encontrareis descanso para a vossa alma (Mt. 11: 28-29).

Recordemos as palavras de São Simeão: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos (Lc. 2: 34). Com a sua profecia, São Simeão afirma que a coroação da relação entre o homem e Cristo está na queda ou elevação de muitos. Para uns, Ele é a eterna Luz, a eterna Verdade e o imutável Amor, para outros, é objeto de escândalo, de descrença e de negação. A profecia do ancião Simeão cumpriu-se e continua a cumprir-se. O Verbo de Deus diz: Na pureza do vosso coração buscai o Senhor (Deu. 10: 12; Jer. 29: 13; Salm. 18: 8; Mt. 10: 13; II Cor. 11: 3)

A cerca disto, sirvam-nos de exemplo os Magos do Oriente, que na pureza do seu coração e numa relação sincera encontraram-No, conheceram e permaneceram com Ele para sempre.

Irmãos e Irmãs! Hoje ele nos são um exemplo a seguir. O mundo atual é o fogo de um vulcão que destrói a ordem mundial. O mundo está cheio de devassidão, infâmia, crise moral, inimizade.

Não se entristeçam os vossos corações. Recebamos tudo isso com fé e esperança na Providência Divina. Àqueles que amam ao Senhor, Ele concede a paz à alma e os revela o seu auxílio universal. Basta que o homem, em sua vida, entre no bom caminho de Cristo, e Ele reinará em sua alma. É necessário lembrar sempre, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação (II Cor. 5: 19). A reconciliação com Deus abre ao homem o caminho para a conciliação com a sua própria consciência, a qual, segundo o ensinamento dos Santos Padres, é a voz de Deus no homem. A paz interior, o “estado de espírito repleto de amor” (S. Gregório de Nissa), manifesta-se na ação interior dos filhos da paz (Lc. 19: 6) e traz os seus frutos em todas as esferas da vida humana, na vida particular, familiar, social e internacional, iluminando e aquecendo todo o complexo das relações humanas.

Este é também o nosso caminho ortodoxo de vida.

Irmãos e Irmãs! Terminamos o ano de 2018. Este foi um período importante na vida da nossa pátria e da nossa Igreja. Foi o ano do centenário da aquisição da independência pela nossa pátria. Neste período a Igreja Ortodoxa adquiriu a autonomia, ou seja, a autocefalia. Recordamos também das dificuldades vividas pela nossa Igreja, a destruição de nossos templos, diversos tipos de perseguição e opressão.

Entramos no ano de 2019, no qual completam-se 80 anos do começo da 2ª guerra mundial, que destruiu a nossa Igreja até os seus fundamentos. A guerra atingiu todos os elementos da vida em igreja. Na Igreja restou apenas, em prisão domiciliar, o metropolita e um bispo. A vida monástica foi destruída, escolas religiosas foram fechadas, as paróquias foram deixadas sem clérigos, os quais experimentaram prisões e desalojamentos.

Hoje, graças a Deus, temos 10 bispos no país e 2 no Brasil. Temos escolas religiosas e litúrgicas. A vida monástica foi reconstruída, a qual é praticada em 10 centros monásticos. As paróquias têm clérigos jovens. A juventude organiza-se nas Irmandades da Juventude Ortodoxa. Efetivamente funciona a Irmandade dos Santos Cirilo e Metódio e outras. Hoje especialmente temos pelo que agradecer a Deus: pelas alegrias e pelas aflições. Todo aquele que tem ouvidos, ouça, e aquele que tem olhos, veja!

Irmãos e Irmãs! “Vinde todos, celebremos com fé o Nascimento de Cristo [...] vamos ao seu encontro com olhos puros e ações puras [...] Cristo nasce para restabelecer a imagem decaída” (Tropário da Ante-Festa)

Prostremo-nos com devoção diante do Senhor do universo deitado sobre a manjedoura (Jo. 9: 5), o Verdadeiro Sol de Justiça (Mal. 4: 2), e apresentemos-Lhe uma firme determinação para agir conforme a dignidade da vocação, para a qual fomos chamados, cheios da sábia humildade e mansidão, de paciência, cheios de amor e indulgência uns para com os outros, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Ef. 4: 3).

Saudamos a Todos: ao Clero, aos Monges e Monjas, às Crianças e aos Jovens e a Todos os Fiéis da Santa Igreja Ortodoxa da Polônia, no país e além de suas fronteiras, pela Festa do Nascimento de Cristo e pelo ano novo de 2019!

Em oração invocamos a bênção de Deus para todos.

Regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco (II Cor. 13: 11).


Cristo nasce! Glorificai-O!


Pela misericórdia de Deus, os humildes:


+ Sava, Metropolita de Varsóvia e toda Polônia
+ Abel, Arcebispo de Lublin e Chełm (Lúblin e Réum)
+ Tiago, Arcebispo de Białystok e Gdansk (Biauêstok e Gdânsk)
+ Jorge, Arcebispo de Wrocław e Szczecin (Vrótsuav e Xtchétchin)
+ Paíssios, Arcebispo de Przemyśl e Gorlice (Pxémexl e Gorlítse) 
+ Chrisóstomo, Arcebispo do Rio de Janeiro e Olinda-Recife
+ Gregório, Arcebispo de Bielsk (Biêlsk)
+ Ambrósio, Bispo do Recife
+ Atanásio, Bispo de Łódź e Poznań (Woodj (como no inglês) e Póznan)
+ Paulo, Bispo de Hajnówka (Rainúfka)
+ André, Bispo de Supraśl (Súpraxl)
+ Varsonófio, Bispo de Siemiatycze (Xemiatítche)

Nascimento de Cristo 2018/19.
Varsóvia

FOTO: Sé Metropolitana, Catedral de Santa Maria Madalena. Varsóvia / Polônia


Recomendamos estes outros artigos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.