Na festa da Natividade de Nosso Senhor foram recebidos na Santa Igreja, Macário (Victor), Marcelo, Felipe e Leão (Leonardo) quatros...

Natal 2018 - Catedral da Santíssima Virgem

/
0 Comments


Na festa da Natividade de Nosso Senhor foram recebidos na Santa Igreja, Macário (Victor), Marcelo, Felipe e Leão (Leonardo) quatros jovens de Belo Horizonte – MG por Sua Excelência Reverendíssima D. Crisóstomo, Arcebispo Ortodoxo do Rio de Janeiro e Olinda-Recife. Foi um grande júbilo para nós e a comunidade da Catedral.

"Cada um de nós teve um caminho em direção à Igreja, mas esses caminhos, mesmos que tortuosos em certos momentos, pode nos levar ao Corpo Místico de Cristo. Assim como os adoradores de um astro, que de um astro aprenderam a adorar e reconhecer à Cristo, nós também aprendemos, através de nossas experiências pessoais, a ver a Cristo como sendo a Verdade e o único caminho verdadeiro. 

Os cânticos, leituras, orações e tropários, durante a vigília e a Sagrada Liturgia, nos relembravam cada vez mais que Deus estava ali presente. Este Deus havia de fato se encarnado e que era possível conhece-Lo, não como uma ideia abstrata, mas como uma pessoa em Jesus Cristo. 

Quando o bispo nos chamou a nos apresentar, uma tremenda alegria e temor tomou conta dos nossos corações pois, a partir desse momento, nossas vidas não seriam mais as mesmas. Ao sermos ungidos com “o selo do Dom do Espírito Santo” sentimos uma alegria semelhante a da Santíssima Theotokos quando o Espírito Santo desceu e cobriu-a ao aceitar ser Mãe de nosso Deus, sentimos o júbilo dos Santos Apóstolos durante o Pentecostes. Ao sermos tonsurados, confessamos a nossa obediência a Cristo e sua Igreja, assim como os Santos Apóstolos, Profetas, Mártires e Padres.

Terminado o rito de Crisma e tonsura, D. Crisóstomo disse-nos que agora somos definitivamente membros da Igreja, e que poderíamos contar com a ajuda espiritual de 250 milhões de fiéis reunidos ao redor do mundo, e, ainda mais, que podíamos contar com a ajuda daqueles que já alcançaram a união plena com Deus nos céus, e que não cessam de interceder por nós. E, assim como os magos, que após terem adorado à Cristo, “partiram para a sua terra por um outro caminho”, nós também seguimos este outro caminho. Mas não mais como os mesmos simples homens que entraram naquela Catedral, e sim como servos e amigos de Deus."

Macário Victor



Recomendamos estes outros artigos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.