A Divina Liturgia é verdadeiramente um dom do Espírito Santo à humanidade. É uma iniciação nos mistérios do Espírito, um modo...

A Divina Liturgia como um Dom do Espírito Santo para a humanidade

/
0 Comments



A Divina Liturgia é verdadeiramente um dom do Espírito Santo à humanidade. É uma iniciação nos mistérios do Espírito, um modo da revelação de Deus e de todas as coisas celestes. Não há nada na Liturgia não seja revelador da Divindade e das energias da Santíssima Trindade.

Pois sabemos e acreditamos que Deus é nosso Pai, vemos a Igreja, especialmente quando celebramos a Liturgia, como nossa verdadeira casa. Entramos e saímos livremente, fazemos o sinal da cruz, acendemos nossas velas, falamos com nossos amigos, e é fácil ver que que os Ortodoxos sentem que a Igreja como sendo sua casa. A Liturgia é nossa família reunida, nossa casa. E que casa espaçosa é essa! Juntos conosco estão aqueles que estão ausentes, junto com os pecadores, e com os iníquos e os mortos, mesmo aqueles que estão no inferno, mas que ainda podem se lembrar de algo sobre Deus. 


Então vamos para a Igreja, nossa casa, e somos verdadeiramente felizes. Isto é o maior privilégio que um cristão pode ter. Aqui experimentamos a graça de Deus. Experimentamos nossa salvação, os resultados da obra redentora de nosso Deus, de Cristo, o excelente "Sumo Sacerdote". Cristo vive por nós, ora por nós, e eleva Suas mãos ao Pai celestial.  Ele não cessa de urgir nossos santos - e particularmente Sua Mãe, a Theotokos - para interceder por nós ao Pai Celestial, por nossos corações, por nossos pecados, por nossos sofrimento, por nossas decepções com a vida. Então não pensem que, quando vamos a igreja, estamos entrando e saindo de um prédio comum. Em vez disso, subimos e entramos no Santo dos Santos, no próprio paraíso. 

Então, quando entramos na Igreja estamos atravessando a distância entre a igreja ao paraíso. Vemos o pão e o vinho, mas quem entre nós não acredita que sejam Cristo? Inalamos a fragrância do vinho e do pão, mas quem entre nós não acredita que isso seja o Corpo e o Sangue do Salvador? Este é um sacramento. Isto é o que um "mistério" da igreja significa. 

Nossa liturgia é um dom extraordinário. Ninguém é digno de tamanha grandeza. Ninguém pode fazer nada sem Deus. Somente ele faz essas magníficas bênçãos reais e as coloca em nossas mãos e corações.

E por isso dizemos: Agradecemos a Ti, Senhor nosso Deus, pois Tu derrubaste as fileiras dos anjos e nos elevou para o céu. Somos considerados dignos de estar diante do Pai celestial. Que benção! Que felicidade!


Mas cada um de nós pense em quão grande e rico Deus nos fez; quão grandemente Ele nos exaltou, apesar do fato de que somos pecadores! “Ai de mim”, disse o profeta Isaías, pois o próprio Deus desceu sobre mim e temo que eu morra. E isso é o que devemos dizer também quando chegamos à igreja. Devemos ter medo, mas também devemos nos alegrar. Devemos temer, mas nossos corações também devem pular de alegria, porque estamos abraçando Deus, e Deus está nos abraçando.


Por: Arquimandrita Aimilianos de Simonopetra

Fonte:https://blog.obitel-minsk.com/2018/06/the-divine-liturgy-as-gift-of-holy.html




Recomendamos estes outros artigos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.