Antes de ser um metafísico, Máximo é um monge e todo o seu pensamento está ordenado segundo as perspectivas de uma antropologia espir...

A Doutrina Espiritual de Máximo, o Confessor

/
1 Comments


Antes de ser um metafísico, Máximo é um monge e todo o seu pensamento está ordenado segundo as perspectivas de uma antropologia espiritual. Trata-se, antes de tudo, de fazer o homem tomar consciência da condição de miséria e de morte na qual se encontra, de fazer com que conheça sua origem e de descortinar os caminhos que lhe permitirão restaurar a unidade, em si mesmo e com os outros seres. Ora, surge no curso dessa pesquisa, que somente Deus pode ser princípio de unidade porque nele não há nenhuma pluralidade.
O homem deve, pois, se dispor a reencontrar com Deus a comunhão perdida. Não seria o caso de uma comunhão no plano do ser, a distinção de naturezas é absoluta; trata-se de uma comunhão na ordem do agir pela perfeita conformidade da vontade humana com a vontade divina. Mas o homem não tem o poder de elevar-se, por si mesmo, a esta retificação de seu querer; ele está profundamente estraçalhado no mais íntimo de si mesmo, escravo dos impulsos de animalidade aos quais, imprudentemente, se entregou na sua primeira decisão livre. É necessário que a natureza seja restaurada. Ela o é no Verbo encarnado, o Cristo, que livremente assumiu a humanidade e a uniu, em si, à divindade, “sem diminuição, sem confusão e sem alteração”, segundo a fórmula da ortodoxia calcedônica. É, pois, em função dessas preocupações mais imediatas que Máximo se empenhará na defesa da ortodoxia e que o levará a uma luta sem piedade contra o monotelismo desde que tomou consciência das consequências dessa doutrina.
O monotelismo recusando em Cristo, a autonomia da vontade humana e a liberdade de suas decisões, terminaria, com efeito, por suprimir radicalmente, esvaziando-a de toda significação, a conformidade do querer humano com a vontade divina, quer dizer, por evacuar a única forma de divinização que não arrasta uma concepção panteísta. Um estudo aprofundado de tudo o que implicaria a unidade de ser do Cristo segundo a ortodoxia calcedônica levada às suas últimas consequências é, pois, a chave mestra de toda a doutrina de Máximo.



Recomendamos estes outros artigos

Um comentário:

  1. "Um estudo aprofundado de tudo o que implicaria a unidade de ser do Cristo segundo a ortodoxia calcedônica levada às suas últimas consequências é, pois, a chave mestra de toda a doutrina de Máximo." Muito bom!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.