A primeira parte da Semana Santa apresenta-nos uma série de temas com base principalmente nos últimos dias da vida terrena de Jesus. ...

A Semana da Paixão: Grandes Segunda, Terça e Quarta-feira - (Semana Santa Ortodoxa)

/
0 Comments


A primeira parte da Semana Santa apresenta-nos uma série de temas com base principalmente nos últimos dias da vida terrena de Jesus. A história da Paixão, como gravada pelos evangelistas, é precedida por uma série de incidentes localizados em Jerusalém e uma coleção de parábolas, ditos e discursos centrados na filiação divina de Jesus, o Reino de Deus, a Parusia [Segunda vinda], o castigo da hipocrisia e os obscuros motivos dos líderes religiosos do tempo de Jesus. 

O Serviço [Matinas] da Santa segunda, terça e quarta-feira é chamado de Serviços do Noivo, e recebem o nome da figura central na parábola bem conhecida das Dez Virgens (Mateus 25:113). O Noivo do título sugere a intimidade do amor. Não é por acaso que o Reino de Deus é comparado a um banquete nupcial e uma câmara nupcial. O Cristo da Paixão é o Esposo divino da Igreja. Esta imagem conota a união definitiva do amante e o amado. Então, o título "Noivo", também sugere a Parusia.

Cada dia da Semana da Paixão tem seu próprio tema particular. O tema da Grande Segunda-feira ( já comemorada à noite no Domingo) é o tema da árvore estéril (figueira) (Mateus 21: 18-20), que não produz fruto e é por isso condenada.

Na Grande Terça-feira (celebrada na noite de segunda-feira) o tema é a vigilância das virgens prudentes (Mateus 25: 1-13), que, ao contrário de suas irmãs loucas, estavam prontas quando o Senhor veio a elas. 

Na Grande Quarta-feira (celebrada na noite terça-feira), o foco é sobre a mulher pecadora (Mateus 26: 6-13) que se arrepende. Grande ênfase se da nesse oficio litúrgico para reflexão a respeito da comparação entre a mulher que se arrepende (que era uma prostituta, uma pecadora, mas que é salva), com Judas, que era um apóstolo escolhido e que vai se perder. A mulher dá a sua riqueza a Cristo e beija seus pés; Judas trai Cristo pelo dinheiro, e o faz com um beijo. 

Algumas atividades sugeridas para as famílias : 

Procure participar de tudo nesses dias com os seus filhos. Arranje tempo para ler os "temas", as lições do Evangelho. Fale com os seus filhos sobre a segunda vinda de Cristo, lembrando que "Ele virá novamente", como recitamos no Credo. Nosso Senhor nos recorda durante os três primeiros dias da Semana Santa, como foi feito em muitas ocasiões durante a Grande Quaresma, que é preciso estar atento e se arrepender enquanto ainda há tempo. 

Na Grande terça-feira a Igreja rememora duas parábolas, as quais estão relacionadas com a Segunda Vinda. Uma delas é a parábola das dez virgens (Mt 25,1-3); a outra é a parábola dos talentos (Mt 25,14-30). Estas parábolas apontam para a inevitabilidade da Parusia [Segunda Vinda] e tratam de assuntos como a vigilância espiritual, administração dos bens, prestação de contas e sobre o julgamento. A partir dessas parábolas somos levados a pensar sobre pelo menos duas coisas básicas: 

  • Em primeiro lugar, o Dia do Julgamento será como a situação em que as damas de honra (ou virgens) da parábola encontraram-se: alguns de nós vão estar prontos para isso, alguns de nós não vão estar prontos. O tempo de buscar por Deus é agora, e não em algum outro ponto indefinido no futuro. A tragédia da porta fechada é que somos nós que vamos a fechar e não Deus. A exclusão da festa de casamento, a exclusão do reino é de nossa própria responsabilidade .
  • Em segundo lugar, somos lembrados de que a vigilância e a prontidão não significam um estorvo, um mero cumprimento sem espírito de obrigações formais e vazias. Certamente, cumprir simplesmente ritos sem espírito e fé não significa lutar contra a inatividade e a preguiça. A Vigilância aqui significa estabilidade interior, sobriedade, tranquilidade e alegria. Vigilância é a determinação pessoal e profunda para encontrar e fazer a vontade de Deus, abraçar todos os mandamentos e todas as virtudes, e proteger o intelecto e o coração de pensamentos e más ações. Vigilância é o intenso amor de Deus. 

Rev. Presbítero Peter Orfanakos


FONTE: O Cetro Real



Recomendamos estes outros artigos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.