† MENSAGEM DE NATAL DO SANTO SÍNODO DOS BISPOS DA SANTA IGREJA ORTODOXA AUTOCÉFALA DA POLÔNIA Ao Venerável Clero, aos Monge...




MENSAGEM DE NATAL
DO SANTO SÍNODO DOS BISPOS
DA SANTA IGREJA ORTODOXA AUTOCÉFALA DA POLÔNIA

Ao Venerável Clero, aos Monges amantes de Deus
e a todos os fiéis, filhos d’Ele.

Cristo Nasce!

“Com os Profetas, neste dia, se rejubilam a terra e o céu!
Os Anjos e os homens celebram esta festa em espiritualmente!
Pois eis que o Deus, da Virgem nascido na carne
surgiu para aqueles jaziam nas trevas e na sombra”.
(Estikerion da Lítia)

Hoje nasce do seio eternamente virginal da “bendita entre as mulheres” Maria – “A Luz verdadeira, que ilumina todo homem que vem ao mundo” (Jo 1, 9). “Vão passando as trevas, e já a verdadeira Luz ilumina” (I Jo 2, 8).

Na humilde gruta em Belém repousou o Rei de todos os séculos, do qual “o reino não terá fim”, o que é um grande, extraordinário e insondável mistério.

A vinda de Jesus Cristo “a Verdadeira Luz” ao mundo, nosso Salvador, restaura a ordem moral do mundo, violada pela queda do pecado. O homem decaído passou a ter a possibilidade de dar glória ao seu Criador e de adorá-Lo. Surge a época da paz e da alegria – o fundamento da paz espiritual – e por isso o homem tem a possibilidade de renascer graças ao mistério revelado em Belém. Neste mistério estão inclusos os poderes celestes – Anjos e Arcanjos, que cantam a insondável misericórdia do Deus Altíssimo para com a raça humana. As forças das trevas, porém, estão terrificadas e tremem. Todos os que amam a Luz, e seguem em direção à ela alegram-se e festejam. O Profeta Isaías profetizou: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz… Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9, 2-6).

Irmãos e Irmãs! O Filho de Deus tomou a forma de servo, tornou-se homem “semelhante em tudo, menos no pecado”, para renovar em nós a Sua imagem, para novamente erguer o homem à sua primitiva dignidade. O nosso Salvador nos conduz ao reino dos céus. Esta é a nova dignidade do homem, que lhe foi dada por Cristo pelo Seu nascimento. Ele recebeu a natureza humana para a deificar, dando-nos a vida, não a terrena, mas a celeste. Somos todos chamados a penetrar neste grande mistério e tocá-lo espiritualmente.

O nascido Salvador é a nossa alegria, a nossa santidade e o nosso amor. Exige de cada um de nós, que “seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4, 15). O Deus e Homem, Jesus Cristo trouxe à terra a revelação, não apenas sobre Deus, mas também sobre o homem, sobre a sua elevada vocação e o seu destino pela graça. A revelação da verdade sobre o homem é a mais valiosa que possuímos. Graças a ela podemos chegar “à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Ef 4, 13). “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus” (Ef 2, 19). O Apóstolo acrescenta: “Agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Ef 2 13) e temos ao próprio Jesus Cristo, a pedra que “tornou-se a cabeça de esquina” (Sl 118, 22-23; Mt 21, 42).

Irmão e Irmãs! Transportemo-nos hoje em espírito a Belém e “vejamos isso que aconteceu” (Lc 2 15), inclinemo-nos diante do Cristo Menino. Ele, o único Santo e sem pecado, purificará a todos os que vêm até Ele com fé. Ouçamos a Sua doce voz: “Não temas, Eu estou contigo”. Com a Sua ajuda estaremos aptos a compreender e avaliar os muitos fenômenos negativos, que violam a ordem moral da vida em sociedade, e a preservar a nós próprios como fiéis ortodoxos, conforme os ensinamentos da nossa Igreja.

Irmão e Irmãs! Rendamos graças ao Cristo Salvador, que repousou na manjedoura de Belém, por Suas graças dadas à nossa Igreja e a cada um de nós no ano de 2014. Pela vontade de Deus estiveram na Polônia, vindas do santo Monte Atos, as santas relíquias: uma partícula da santa Cruz do Senhor e a mão de santa Maria Madalena. Elas visitaram muitas paróquias e mosteiros. A sua presença fortaleceu espiritualmente muitos fiéis da nossa Igreja e propiciou a unidade em torno da Igreja. Veneraram as santa relíquias em torno de cem mil pessoas.

Agradeçamos a Deus pelas Suas graças, na esperança de que também no tempo vindouro Ele não abandonará o “Seu povo” e nos guardará de todo mal.

Não foram sem significado para a unidade da Igreja as comemorações dos cem anos do martírio do santo presbítero Máximo Sandovitch, que aconteceram em Gorlice. O próprio São Máximo no momento de sua morte deu testemunho do seu amor a Deus e à Santa Ortodoxia clamando: “Que viva a santa Ortodoxia!”

Glória a Deus! A Ortodoxia vive, fortificando-se na “cabeça de esquina”, o Cristo. Cristo nos chama continuamente: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei... encontrareis descanso para a vossa alma” (Mt 11, 28-29)

Irmãos e Irmãs! Saudamos a todos: Aos veneráveis Clérigos, aos amados Monges, aos Jovens e Crianças e a todos os Fiéis da nossa Igreja pelo santo Nascimento de Cristo e ano novo de 2015.

Desejamos a todos a ajuda de Deus em cada bom desígnio, na paz, no amor e na mútua compreensão.

Desejamos que a festa do Nascimento de Cristo fortifique a nossa fé em Cristo e em Sua Mãe, e na santa Igreja Ortodoxa.

Prostrando-se diante do Cristo nascido ouçamos o Apóstolo Paulo: “Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (I Cor 6, 20). E que “o Espírito do Senhor, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor” (Is 11, 2) esteja com todos vós. Amém.


Cristo nasce! Glorificai-O!



Pela misericórdia de Deus, os humildes:

+ Sava, Metropolita de Varsóvia e toda Polônia
+ Simão, Arcebispo de Łódź e Poznań
+ Adão, Arcebispo de Przemyśl e Nowosąd
+ Jeremias, Arcebispo de Wrocław e Szczecin
+ Abel, Arcebispo de Lublin e Chełm
+ Tiago, Arcebispo de Białystok e Gdansk
+ Chrisóstomo, Arcebispo do Rio de Janeiro e Olinda- Recife
+ Gregório, Bispo de Supraśl
+ Jorge, Bispo de Siemiatycze
+ Paisjusz, Bispo de Gorlice
+ Ambrósio, Bispo do Recife



Varsóvia, Nascimento de Cristo 2014.

Tecnologia do Blogger.